Quer entender como o processo de investimento em uma startup funciona aqui no GVAngels? Então esse texto é para você.
O grupo de investidores anjo GVAngels se baseia em alguns pilares fundamentais oferecidos aos nossos associados:
- Educação sobre Investimento Anjo e o Ecossistema de Inovação:
Oferecemos uma base educacional sobre investimento anjo e o ecossistema de inovação em geral.
- Networking e Fortalecimento de Conexões:
Proporcionamos um espaço para o fortalecimento de conexões e a criação de networking.
- Curadoria de Startups com Alto Potencial de Crescimento:
Destacamos nossa curadoria de startups com grande potencial de crescimento.
Focaremos especialmente nesse terceiro ponto.
Curadoria mensal de startups
Como mencionado anteriormente, um dos principais pilares do nosso grupo é oferecer uma curadoria mensal de startups para nossos associados, a maioria dos quais são investidores anjo ou entusiastas de inovação e venture capital.
As startups selecionadas, alinhadas com nossa tese de investimento, passam por uma avaliação minuciosa de nosso time de especialistas. Posteriormente, apresentamos as melhores ao Comitê de Seleção, composto por membros do nosso grupo.
- Você tem uma startup que se encaixa em nossa tese e quer participar de nosso processo de seleção? Então inscreva-se agora em nosso formulário de inscrição.
Após o comitê, são escolhidas as melhores empresas para se apresentarem em nossos Fóruns de Investimentos.
Os fóruns ocorrem mensalmente e são momentos nos quais trazemos startups com forte potencial de crescimento e de impacto no ecossistema de inovação para apresentação do Pitch Deck.
Processo de investimento em startups na prática
Os Fóruns de Investimentos são acessíveis aos nossos membros GVAngels e a convidados.
Após as apresentações, todos os presentes no evento são convidados a votar e avaliar a qualidade das startups que se apresentaram.
Entretanto, somente nossos associados têm o direito de decidir se a empresa deve entrar no processo de Due Diligence ou não. Para isso, é necessário que o número de votos afirmativos corresponda a 1/6 do número de membros dentro de nosso grupo.
Atingindo esse número, a startup avança para as próximas etapas.
Escolha do Investidor Líder
Uma vez que a votação tenha sido concluída e as startups que entrarão no processo de Due Diligence tenham sido escolhidas, a próxima etapa de nosso processo de investimento é selecionar um Investidor Líder para conduzir o negócio.
Essa seleção é feita pelos associados de nosso grupo, que se voluntariam para liderar todo o processo de Due Diligence e captação de investimento.
Porém, caso haja mais de um voluntário, existe a possibilidade de ter um co-líder para auxiliar em todo o processo.
- Saiba mais sobre o papel e responsabilidades de um investidor líder em nosso artigo sobre o assunto: Investidor líder: o que é e qual seu papel em um grupo anjo
Criação de um Grupo de Trabalho
Com um investidor líder selecionado e a decisão de seguir com o investimento tomada, forma-se, assim, um Grupo de Trabalho, também chamado de GT, para cada startup em Due Diligence.
O objetivo dos grupos é proporcionar um espaço para alinhar todas as comunicações relacionadas ao investimento, discutindo as condições do negócio, apontamentos da diligência, alinhamentos com outros investidores da rodada, entre outros.
Reunião de Perguntas e Respostas
O próximo passo em nosso processo de investimento em uma startup são as reuniões de Q&A (questions and answers, perguntas e respostas em português).
Essas conversas são abertas a todos os membros de nosso grupo e servem para abordar todas as dúvidas que não foram possíveis durante o Fórum de Investimentos, dado que as apresentações nesses fóruns são limitadas a 10 minutos de apresentação e 12 minutos para perguntas.
Durante as reuniões de Q&A, os empreendedores podem explicar outros pronto, como por exemplo, o plano de crescimento de suas empresas, esclarecer dúvidas dos nossos anjos, elucidar aspectos da operação da empresa, e muito mais.
Captação de recursos
Em seguida, após ter concluído com sucesso o processo de Due Diligence e respondido todas as dúvidas sobre o empreendimento, é estabelecido um prazo determinado para o comprometimento dos anjos interessados na startup.
Vale ressaltar que nenhum membro ou associado do grupo tem a obrigação de investir em qualquer startup – a decisão parte integralmente do investidor.
Assinatura de contrato
O último passo de nosso processo de investimento em uma startup é a assinatura de contrato.
Todos os anjos que manifestaram interesse em investir assinam o contrato e têm um prazo definido para repassar o dinheiro para a startup.
Depois disso, é oficial! Temos mais um investimento no portfólio do GVAngels.
Ainda possui dúvidas ou deseja conversar com um especialista da GVAngels? Então clique no botão abaixo.